O que é Bartolinite e quais são os tratamentos indicados

Início/Inflamação Íntima/O que é Bartolinite e quais são os tratamentos indicados

O que é Bartolinite e quais são os tratamentos indicados

São tantos os sinais que o corpo envia para a mulher quando algo diferente está acontecendo e, por vezes, é difícil interpretar essas alterações e descobrir o que fazer para voltar ao normal.

Mas não se desespere. Sempre há maneiras de saber o que está acontecendo e ir buscar orientação clínica, a recomendação para isso é que você conheça o seu próprio corpo.

Você sabia, por exemplo, quais os sintomas de um diagnóstico comum entre as mulheres brasileiras, a bartolinite? Ela é mais frequente do que você pensa.

O que é Bartolinite?

Na região vaginal há duas glândulas, as Bartholin, que são as responsáveis por produzirem o fluido que lubrifica a vagina quando há estímulo sexual.

Elas ficam localizadas uma em cada lado dos lábios menores, e quando uma delas, ou as duas, estão inflamadas podem causar muita dor. Mas, não se preocupe, há tratamento para que esse incômodo acabe.

Por que a bartolinite ocorre?

O que causa essa inflamação é o bloqueio do orifício da glândula. Com o bloqueio, o líquido que deveria sair da glândula fica circulando dentro dela e não há vazão desse fluido, o que acaba criando um cisto e dá lugar à inflamação.

O entupimento da glândula pode ser causado por inflamações, infecções ou irritação crônica. Por isso, se a sua saúde feminina está sendo impactada por algumas dessas circunstâncias, é melhor ficar atenta e fazer um exame ginecológico porque alguns casos de inflamação na glândula não causam sintomas nenhum.

Assim, mesmo que os sintomas não apareçam, é possível perceber a existência de um pequeno caroço na região.

Agora, quando esse líquido dentro do cisto é infectado por algum tipo de bactéria, a situação pode se tornar ainda mais dolorosa com a existência de pus. Nesses casos, não é mais o diagnóstico de uma bartolinite comum, mas de uma Bartolinite aguda.

Quais são os sintomas da bartolinite?

Além de perceber a existência de um pequeno caroço na vagina, a inflamação na glândula pode causar:

  • Incômodo ao caminhar;
  • Desconforto na relação sexual;
  • Febre;
  • Dor ao ficar muito tempo sentada.

O nível de incômodo pode ser tão grande que usar uma calça justa ou biquíni pode se tornar uma situação bem dolorosa. O volume de uma tumoração na vulva é o que mais traz a paciente ao médico, com o surgimento de um tumorzinho arredondado e doloroso bem na entrada da vagina.

Apesar de ser uma inflamação na região íntima, a bartolinite não é uma doença sexualmente transmitida, pois ela é uma inflamação numa glândula e isso não é contagioso.

Como tratar a bartolinite?

Assim que recebemos um diagnóstico como esse é normal pesquisarmos na internet ou até experimentar receitas caseiras passadas por amigas para tratar a inflamação. É comum sugerirem:

  • Banhos de assento;
  • Antibióticos;
  • Drenagem do líquido retido na glândula;
  • Uso de pomadas;
  • Marsupialização, procedimento que consiste em abrir cirurgicamente o canal da glândula, evitando que ela entupa novamente.

Contudo, realizar esses procedimentos apenas resolve a dor por algum período, mas o cisto acaba voltando mais cedo ou mais tarde e a cada vez que ele volta, volta com mais intensidade.

Para alcançar o tratamento definitivo é recomendado fazer a Bartolinectomia.

O que é a Bartolinectomia?

Esse procedimento cirúrgico consiste na retirada da glândula Bartholin inflamada. O processo inclui uma anestesia localizada e a recomendação é para que haja repouso por uma semana. Aqui estão algumas outras informações sobre a cirurgia que podem ajudar você:

  • A cicatriz é mínima;
  • Hospitais públicos e planos de saúde podem realizar a cirurgia;
  • A cirurgia é rápida;
  • Não há complicações no pós-operatório.
  • É necessário respeitar o repouso para se recuperar bem e com saúde.

Após a leitura deste artigo você já é capaz de diferenciar o que é bartolinite de alguma outra doença íntima feminina e entender como é possível tratar desse incômodo.

Saber mais sobre o seu corpo é a principal ferramenta que a mulher tem ao seu favor para que sejam diagnosticadas possíveis doenças o quanto antes. E em matéria de saúde, o tempo é valioso, não é?

Quem conhece o próprio corpo, percebe quando ele envia sinais de que algo fora do comum está acontecendo. Para saber mais sobre como conhecer a si mesma ajuda você a se cuidar melhor, leia o nosso artigo sobre autoestima feminina.

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

By | 2019-03-20T09:40:55+00:00 15/12/2017|Categorias: Inflamação Íntima|Tags: , |Comentários desativados em O que é Bartolinite e quais são os tratamentos indicados