Bolinhas na vagina: o que pode ser?

Início/Sintomas e Cuidados/Bolinhas na vagina: o que pode ser?

Bolinhas na vagina: o que pode ser?

Algumas mulheres, ao realizar a higiene íntima, podem notar bolinhas na vagina. Imediatamente, bate a preocupação para saber o que é e qual a causa delas. Para que você saiba melhor sobre o assunto, preparamos esse post informativo sobre as principais causas dessas bolinhas. Acompanhe!

Bolinhas na vagina

As bolinhas na vagina são lesões muito comuns na região íntima. Na verdade, elas ocorrem com maior frequência na vulva e nos lábios vaginais. Elas podem ser causadas por doenças, como condiloma por HPV, herpes genital, infecção bacteriana com pus, foliculite, bartolinite e outras.

DST – Doença Sexualmente Transmissível

Algumas bolinhas na vagina podem ser DST. Elas se caracterizam como lesões arredondadas na vulva. A herpes genital é uma delas e é adquirida por meio do contato íntimo desprotegido, seja oral, genital ou anal. Ela é acompanhada de outros sintomas além das lesões, como febre, coceira e dor.

As verrugas genitais também são passadas da mesma forma, e além das pequenas bolinhas na vagina, podem surgir lesões semelhantes a couve flor, que causam coceira ou queimação.

Foliculite

A foliculite vaginal é caracterizada por pequenas bolinhas na vagina, especificamente na vulva, e são acompanhadas de uma vermelhidão e uma maior sensibilidade na região íntima feminina.

Ela pode surgir por conta dos pelos encravados na região, ainda mais na vulva onde os fios são mais grossos e numerosos, como também pode ser causada pela presença de fungos ou bactérias. Depilação com cera ou gilete e atrito de roupas também podem causar foliculite.

A foliculite é a causa mais comum para as bolinhas na vagina, uma vez que o pelo da região vulvar pode ficar encravado com os líquidos corporais e com as depilações.

Espinha ou furúnculo

As bolinhas na vagina também podem ser espinhas, que surgem mais comumente na região da vulva, virilha, lábios vaginais ou na entrada da vagina. Elas podem causar dor e desconforto. No mesmo sentido, o furúnculo, que é uma infecção causada por bactérias que causam os mesmos sintomas.

Não se deve tentar espremer essas lesões, e o uso de pomadas só pode ser feito com recomendação médica.

Bartolinite

Bartolinite é a inflamação de uma ou das duas glândulas de Bartholin, que produzem o fluido que lubrifica a vagina quando há estímulo sexual. Elas se localizam em cada lado dos lábios menores. Quando inflamadas, podem ser tocadas e possuem um volume arredondado de tamanhos variados.

Consulta ao médico

Quando você se deparar com bolinhas na vagina, a melhor medida é procurar um ginecologista para avaliar a situação. De acordo com a causa das lesões, ele receitará o melhor tratamento para elas, que, em muitos casos, é feito com pomadas.

No caso de DST, como a herpes genital, o vírus é combatido pelo próprio organismo. O médico poderia receitar somente um anti-viral no caso de sintomas intensos.

É comum que o ginecologista encaminhe sua paciente para a dermatologista ou indiquem sessões de depilação a laser, especialmente em caso de foliculite, em que é possível a aplicação de laser para eliminar os pelos de forma permanente e o tratamento de pele com cremes específicos.
Quer saber mais como o laser pode ajudar no caso de foliculite e em outras situações relacionadas à sua saúde íntima? Conheça o laser ATHENA®!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

By | 2019-03-20T09:59:58+00:00 24/05/2018|Categorias: Sintomas e Cuidados|Tags: , , , |Comentários desativados em Bolinhas na vagina: o que pode ser?