Estilo de vida saudável: cuide da sua saúde íntima

Início/Saúde Íntima/Estilo de vida saudável: cuide da sua saúde íntima

Estilo de vida saudável: cuide da sua saúde íntima

Você passou boa parte da sua vida tentando adotar um estilo de vida saudável. Atividades físicas, alimentação equilibrada…Mas a menopausa está chegando e não sabe se será possível manter esse padrão. Especialmente por causa das mudanças de origens hormonais que mexem com as mulheres, seja física ou emocionalmente. Elas atingem também a região genital.

Mas saiba que, sim, é possível se manter ativa e muito saudável. É nesse momento que o cuidado com a saúde íntima ganha especial importância. Veja!

Ter um estilo de vida saudável em qualquer idade

Adotar um estilo de vida saudável deve ser uma prática para qualquer idade. Ter disposição para realizar as tarefas diárias, seja no trabalho ou em casa, e para se divertir é uma ótima forma de garantir seu bem-estar.

Mas nada vem de graça nessa vida, certo? Por isso, listamos 6 práticas que contribuem muito para um estilo de vida saudável:

  1. Coma frutas e vegetais em boa quantidade: seu prato deve ser composto por alimentos de origem vegetal das mais variadas cores. Metade do prato, pelo menos. Eles possuem muitos nutrientes e poucas calorias;
  2. Aposte nos cereais integrais: aveia, trigo integral, arroz castanho, cevada e quinoa devem preencher ¼ do prato. Eles promovem a saciedade e liberam energia gradual e prolongadamente;
  3. Coma proteínas variadas: com auxílio de um nutricionista, veja a quantidade de proteínas que a satisfaz. Mas pense sempre em variar entre carnes magras, peixes com ômega 3, leguminosas e frutos secos.
  4. Coma gorduras: ao contrário do que se pensa, há gorduras saudáveis essenciais para nosso organismo. Azeite, óleo de coco e manteiga de amendoim, desde que ingeridos com moderação, fazem muito bem. Evite ao máximo gorduras saturada ou trans.
  5. Beba líquidos: água, chás sem açúcar e café são aliados de um estilo de vida saudável. Mas nada de refrigerantes, bebidas alcoólicas, açucaradas ou energéticas.
  6. Faça atividades físicas diariamente;
  7. Cuide de sua saúde íntima.

A importância da saúde íntima

As mulheres, em muitas situações negligenciam a saúde íntima. Passar boa parte do dia no trabalho contribui para isso. Mas a questão é ainda mais profunda. Infelizmente, há muitos tabus e preconceitos em relação à intimidade e ao sexo das mulheres. E isso pode interferir diretamente em um estilo de vida saudável. É preciso desconstruir esses tabus para que entendamos, cada vez mais, como é nosso corpo.

Quantas vezes você relatou à ginecologista sobre as características da sua região íntima nos últimos meses? Ainda existe a cultura de que a vagina saudável não possui corrimento, cheiro ou pelos. E é exatamente o contrário.

Saúde íntima sem tabus

Para ter um estilo de vida saudável, é preciso compreender de fato sua saúde íntima. Se você sabe as características da sua vagina, consegue identificar quando há alguma anormalidade.

Uma mudança de cor no corrimento, associado ao cheiro forte, pode ser sinal de infecção. Se você sabe como é sua região íntima no dia a dia, sabe que o indicado, nessa situação é procurar um médico, e não intensificar a limpeza, que causa desequilíbrio na flora vaginal. E sabe também que a ducha vaginal só prejudica a saúde íntima.

E para as mulheres que estão entrando na menopausa? Não é preciso ter qualquer constrangimento quando as ondas de calor aparecem. O certo é conversar com seu médico sobre as situações para que ele a direcione para um melhor tratamento.

 

Um estilo de vida saudável está aliado à saúde íntima. Apesar dos muitos tabus e preconceitos, o bem-estar da mulher depende do autoconhecimento. Entender-se é uma dádiva, afinal.

Quer aprender mais sobre saúde feminina? Veja no blog!

Dr. Robson Cera

Dr. Robson Cera

CRM-BA 18508
Clínica Sermeca - Rua Thomaz Gonzaga, 29 - Pernambués - Salvador
Fone: (71) 3483-3030 ou 3483-3000
Whatsapp: (71) 99258-6877
Oferece tratamento íntimo com Laser Athena

Formação:
- Medicina pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas
- Pós graduação em Dermatologia pela Universidade Gama Filho
Dr. Robson Cera
By | 2018-12-13T08:13:35+00:00 14/11/2018|Categorias: Saúde Íntima|Nenhum comentário

Deixar Um Comentário