É normal menstruar duas vezes no mês?

Início/Quebrando Tabus, Sintomas e Cuidados/É normal menstruar duas vezes no mês?

É normal menstruar duas vezes no mês?

Há momentos na vida de uma mulher em que a menstruação pode ser um alívio, especialmente se ela não deseja engravidar. Há situações opostas, como menstruar duas vezes no mês, que já acende um sinal vermelho na cabeça. O que será isso? Preciso me preocupar? Confira nosso post de hoje sobre o assunto e entenda se é motivo de preocupação.

Quais as causas de menstruar duas vezes no mês?

Menstruar duas vezes no mês não significa necessariamente que existe algum problema de saúde. Mulheres que possuem ciclo menstrual curto, em que o intervalo entre duas menstruações é menor do que 28 dias, ocasionalmente podem menstruar duas vezes no mês. Então a primeira “causa” de quando isso acontece pode ser esses ciclos curtinhos.

Porém, a mulher deve ficar atenta a outras situações que podem explicar a dupla menstruação mensal. Veja algumas causas que são comuns:

  • Uso de determinados medicamentos e anticoncepcionais;
  • Cisto no ovário, cirurgia no ovário ou ovários policísticos;
  • Estresse e alterações emocionais;
  • Câncer;
  • Mioma;
  • Laqueadura;
  • Alterações hormonais (aumento da secreção de prolactina, por exemplo);
  • Perda ou ganho extremo de peso.

Há ainda os ligeiros escapes de sangue, especialmente por quem usa anticoncepcional, que pode provocar a sensação de que é a segunda menstruação, mas não é.

Preciso me preocupar ao menstruar duas vezes no mesmo mês?

Menstruar duas vezes no mês só será importante se a irregularidade durar muitos dias ou se repetir com frequência. Se for o caso, o mais recomendado é procurar o médico de sua confiança para entender os motivos dos sangramentos excessivos e frequentes.

Essa atitude é essencial para que a mulher não sinta efeitos colaterais decorrentes de menstruar duas vezes no mês. Um sangramento frequente, por exemplo, pode causar anemia (falta de ferro no sangue). O médico verificará os níveis de ferro para receitar ou não uma suplementação, além de solicitar outros testes para encontrar a causa da menstruação irregular.

De toda forma, é fundamental que você acompanhe seu ciclo menstrual de perto, anotando a duração da menstruação, o fluxo, o tamanho do intervalo entre uma e outra, e os dias em que começa e termina.

Esse controle é muito importante para entender o funcionamento do organismo, o que ajudará o médico a entender a situação.

Existe tratamento para o ciclo menstrual curto?

Como dito anteriormente, menstruar duas vezes no mês pode ter causas diversas. Por este motivo, o tratamento está atrelado ao que provocou o sangramento frequente. Se você possui ciclos menstruais curtos naturalmente, não há o que tratar, já que é um comportamento do seu organismo. Se isso causar anemia, seu médico poderá receitar a suplementação de ferro.

Tomemos como exemplos algumas causas. Mulheres que menstruam duas vezes no mês por causa de alterações hormonais podem ter que passar por uma terapia de reposição hormonal para tratar o sangramento. A queda dos níveis de progesterona, por exemplo, pode ocasionar a dupla menstruação. Então, o médico indicará um tratamento para regularizar o hormônio.

Uma situação muito comum em consultório médico é a seguinte: ao ser interrogada sobre o intervalo menstrual, muitas mulheres não sabem as datas com certeza. Para evitar essa falha na informação, costumo sugerir que baixem aplicativos em seus celulares e controlem, assim, os dias menstruais, fluxo, uso correto da pílula, etc.

Em qualquer caso, é preciso ir ao médico para descobrir a causa de menstruar duas vezes no mês, para só então delimitar o melhor tratamento.

Agora que você já sabe quando é preciso se preocupar ao menstruar duas vezes no mês, que tal entender como lidar com a menstruação adiantada?

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

By | 2019-03-20T09:54:07+00:00 09/04/2018|Categorias: Quebrando Tabus, Sintomas e Cuidados|Tags: , , , , |Comentários desativados em É normal menstruar duas vezes no mês?