O que são essas manchas na virilha?

Início/Escurecimento da Virilha/O que são essas manchas na virilha?

O que são essas manchas na virilha?

Você estava tomando banho e de repente se deparou com alguns pontos escuros na região íntima. O que são essas manchas na virilha? Por que elas apareceram? A virilha escura é um problema comum nas mulheres e pode afetar bastante a autoestima na hora de usar um biquíni ou uma lingerie. Por que será que houve estímulo na produção de melanina? Veja a seguir algumas causas para essas manchas!

O que são essas manchas na virilha?

O que são essas manchas na virilha? Essas ocorrências provêm de um processo de resposta inflamatória que estimula a produção de melanina na região.

Às vezes, elas são provenientes da acantose, que é uma doença de pele também marcada por manchas escuras. Ela resulta da hiperceratose (crescimento da camada superficial da pele) e da hiperpigmentação (lesões acinzentadas e grossas), e afeta pessoas saudáveis ou pessoas que possuem obesidade, diabetes, doenças ovarianas e outras.

Mas, quando nos perguntamos o que são essas manchas na virilha, as causas mais comuns são atrito, uso de cosméticos, depilação, pelo encravado e irritações.

Atrito

Os membros inferiores, especialmente as coxas, acumulam muita gordura. A parte interna deles sofre, por isso, maior atrito do que as demais partes do corpo, e isso provoca irritação e hiperpigmentação da pele. A sensação de quando as coxas se atritam é a mesma de uma assadura, o que causa um ardor. A pele, para se proteger da agressão, reage criando uma camada que, com o passar do tempo, fica escura.

Além desse atrito natural, mais comum em pessoas de pernas grossas, há também o atrito das roupas com a virilha. Elas provocam mais irritação por estarem diretamente em contato com a região. O desconforto aumenta nos dias de calor, em que o suor é mais intenso. Para evitar maiores incômodos, o uso de tecidos leves e macios que ficam menos colados ao corpo é recomendável.

Uso de cosméticos

Sabe aquele creme que seu dermatologista receitou certa vez para um tratamento no rosto? Ou aquela receita caseira que você pegou com sua amiga para clarear a axila? Pois então. A automedicação é um problema comum nas pacientes que pode levar ao aparecimento de manchas na virilha.

Há cremes e tratamentos específicos para quem tem essas manchas, que devem ser receitados pelo médico especialista. O que se deve evitar a todo custo é o uso por conta própria de cosméticos e medicamentos. Por exemplo, se você possui a pele áspera e pouco pigmentada, não deve usar um creme para peles oleosas e pigmentadas, pois isso pode resultar no agravamento das manchas.

Depilação

A depilação com cera ou com lâmina pode ser um dos motivos pelos quais as manchas escuras aparecem na virilha. Esses métodos agridem a pele, que reage formando uma camada que escurece ao longo do tempo.

Pelo encravado

Os pelos encravados na região da virilha também são motivos para escurecer a pele, principalmente se você tenta tirá-los “à força” com a pinça e provoca machucados na região.

Consequência de irritações

Já usou água oxigenada ou limão com açúcar para clarear sua virilha? Pode parar por aí! Essas soluções caseiras podem podem provocar reações alérgicas e irritações que levam à hipercromia, que é esse escurecimento da região.

Tratamento a laser para manchas

O tratamento mais eficaz para tratar as manchas na virilha é o laser. O médico analisará as características da sua pele para saber como proceder e não criar contraste com o restante do corpo. O laser remove parte da pigmentação escura e deixa a pele mais uniforme. O número de sessões dependerá do hiperpigmentação da pele.

O que são essas manchas na virilha? Podem ser decorrentes de diversas causas, como atrito, uso errado de cosméticos e outros. O laser é um tratamento eficaz para lidar com a hiperpigmentação da pele. Tem dúvidas sobre como funciona esse tratamento? Veja nosso FAQ no blog!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Flávia Addor

Dra. Flávia Addor

Medcin - Dermatologia e Pesquisa
Osasco - (11) 3681 6362
Santana - (11) 2959 1482
Dra. Flávia Addor
By | 2019-03-20T10:22:34+00:00 10/11/2018|Categorias: Escurecimento da Virilha|Nenhum comentário

Deixar Um Comentário