Onde fica o clitóris?

Início/Quebrando Tabus/Onde fica o clitóris?

Onde fica o clitóris?

“Onde fica o clitóris” é uma pergunta mais comum do que se imagina.

Apesar de ser uma dúvida recorrente também entre homens, muitas mulheres não têm tanto conhecimento sobre seu próprio corpo, o que ocorre devido à repressão social quanto à sexualidade feminina.

Para acabar de vez com as dúvidas, explicamos nesse post onde fica o clitóris e qual sua função no corpo da mulher. Confira!

O que é o clitóris?

O clitóris é uma parte do órgão sexual feminino, cuja única função é o prazer sexual (uau!). Seu tamanho varia entre 8 e 9 centímetros, distribuídos entre a parte externa e a interna. Ou seja, a glande do clitóris – parte visível – é a menor delas, aliás.

Ele aumenta de tamanho quando é estimulado, devido ao aumento de circulação sanguínea. Isso ocorre, porque ele é um tecido erétil, assim como o pênis. Quando excitado, o clitóris aumenta até 2 cm.

O clitóris é uma zona erógena, fonte de prazer feminino, e que pode ter diferentes tamanhos. A glande do clitóris fica no encontro dos pequenos lábios, acima da uretra.

Existe também partes internas:

  • Crus: dois corpos cavernosos, que, unidos, formam o corpo do clitóris. Eles possuem uma aparência bem semelhante a do pênis.
  • Bulbos de tecido erétil: dois bulbos de vestíbulo descem ao longo da vulva. Na excitação, eles incham e se enchem de sangue, tornando o canal vaginal e a uretra ainda mais sensíveis para o sexo.

Qual sua função no corpo da mulher?

Já pensou em um órgão do corpo humano 100% dedicado ao prazer? Esse é o clitóris. Sua função é dar prazer sexual à mulher. São cerca de 8 mil terminações – o dobro da glande masculina – que contribuem para intensificar o orgasmo feminino.

Seu desempenho é parecido com o pênis. Sua glande (parte externa), com o aumento do fluxo sanguíneo, fica ereta e rígida.

Onde fica o clitóris?

Não é a pergunta de 1 milhão de reais, mas saber onde fica o clitóris é uma dúvida sem resposta para muitas mulheres (e homens). E isso ocorre porque a anatomia feminina nem sempre foi estudada. Quanto mais as partes que dizem respeito à sexualidade. Infelizmente, o tabu ainda existe, o que tornam as conversas sobre o assunto mais difíceis.

A verdade é que saber na prática onde fica o clitóris também não é fácil inicialmente. Ele é protegido por um tecido muito sensível, semelhante ao prepúcio do pênis. Além disso, está coberta pelos lábios vaginais que o protegem.

Ele está localizado na parte superior da vagina, abaixo da púbis. Uma leve pressão no sentido da púbis também ajuda a expor essa parte do órgão sexual feminino.

 

Agora que você sabe onde fica o clitóris e sua função no corpo feminino, está mais consciente de sua anatomia. Esse é um passo importante para o autoconhecimento e a confiança.

É fundamental que você se olhe no espelho sentada e procure entender tudo que existe na sua vulva. Quanto mais você se conhecer, mais prazer terá e maior será sua percepção para eventuais problemas nessa região tão delicada. Prevenção e qualidade de vida caminham junto!

E os lábios vaginais? Eles também provocam dúvidas. Há alguns que são desproporcionais. Quer saber mais sobre isso? Acesse nosso post sobre o assunto!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dr. Luiz Perez

Dr. Luiz Perez

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Aperfeiçoamento em Sexualidade Humana – ProSex IPq-FMUSP
Aperfeiçoamento em Cirurgia Dermatológica – Santa Casa-SP
Dr. Luiz Perez
By | 2019-03-20T10:31:10+00:00 15/01/2019|Categorias: Quebrando Tabus|Nenhum comentário

Deixar Um Comentário