Pós-menopausa: como o corpo feminino age nesse período?

Início/Sintomas e Cuidados/Pós-menopausa: como o corpo feminino age nesse período?

Pós-menopausa: como o corpo feminino age nesse período?

A pós-menopausa tem grandes efeitos sobre o corpo feminino, mas pouco se fala sobre esse importante período da vida da mulher madura. Algumas alterações hormonais provocam mudanças físicas e psicológicas que devem ser cuidadas para que essa fase possa ser vivida com bem-estar e qualidade. Explicamos melhor sobre esse período no post. Confira!

O período pós-menopausa

A pós-menopausa é o período após a menopausa, momento em que a mulher deve ter cuidado com as patologias mais comuns da terceira idade. Porém, é importante dizer que esse período nem sempre se confunde com mulheres mais velhas, podendo ocorrer com aquelas que possuem menos do que 65 anos.

Sintomas da pós-menopausa

A pós-menopausa é marcada por sintomas que decorrem das mudanças nos níveis hormonais, sejam eles físicos ou psicológicos.

A primeira alteração sentida é no corpo. Há tendência de ganho de volume no abdômen, mas perda de medidas nos quadris e nas coxas. A proporção entre gordura corporal e massa muscular também se modifica, com maior porcentagem de gordura. O metabolismo, com o passar da idade, fica mais lento, e o corpo necessita de menos calorias no consumo diário.

É possível que a mulher perceba uma queda de cabelo, que é mais intensa na pós-menopausa, devido ao declínio do estrogênio, um dos hormônios que contribui para o crescimento capilar e para a fixação dos cabelos na pele. A espessura dos fios também muda, há um embranquecimento mais rápido.

Essa redução do estrogênio também altera o sistema imunológico. Há queda na síntese das células de defesa do organismo, o que pode ocasionar o aparecimento de doenças infecciosas e neoplásicas, inflamações crônicas e outras.

Por fim, a mulher neste período sentirá alterações psicológicas e comportamentais. A mudança no papel familiar e as alterações físicas são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de depressão e de ansiedade.

Cuidados com a saúde no período

Considerando os sintomas que aparecem no período pós-menopausa, a mulher deve adotar um estilo de vida mais saudável para combatê-los, associando uma alimentação equilibrada com a prática de atividades físicas e de lazer. O acompanhamento médico é essencial para realizar os exames de rotina, dada a queda no sistema imunológico e a maior propensão a doenças.

Alguns exames são muito importantes neste período, como:

  • Papanicolau: exame que previne o câncer de colo uterino.
  • Exames de sangue: com a queda do estrogênio (ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares), é importante fazê-los com frequência para medir os níveis de colesterol, triglicérides, hormônios da tireoide e função renal.
  • Densitometria óssea: mede a quantidade de minerais no osso, já que o risco de desenvolver a osteoporose é maior.
  • Exames clínicos: avaliação médica completa, com exame físico da palpação das mamas, o especular e de toque.
  • Ultrassonografia pélvica: indicado para casos em que algum problema foi identificado no exame clínico ou em caso de sangramento.
  • Mamografia: importante para prevenção de câncer de mama.

Os cuidados que a mulher adota na pós-menopausa reduzem os sintomas sentidos no período e aumentam seu bem-estar. É muito importante compreender as várias etapas da vida para que ela seja aproveitada da melhor forma possível. A maturidade é uma época ótima para desfrutar da vida, basta cuidar da saúde.

Quer aprender mais sobre as etapas da vida madura? Conheça também o climatério, fase que antecede a menopausa!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

Deixar Um Comentário