Secreção vaginal e corrimento são a mesma coisa?

Início/Saúde Íntima/Secreção vaginal e corrimento são a mesma coisa?

Secreção vaginal e corrimento são a mesma coisa?

A calcinha molhada causa desconforto em muitas mulheres. Na hora da troca, há casos em que se nota somente a umidade, mas em outros se nota uma coloração. O que é esse líquido? Existe muita dificuldade na hora de identificar se isso é secreção vaginal ou corrimento. Preparamos esse texto para que você entenda as características de cada um. Confira!

O que é secreção vaginal?

A secreção vaginal é um líquido natural do organismo da mulher. Suas características são bem definidas: é fluído, possui consistência clara, sem cheiro, não causa coceira, dor durante o sexo ou ardência.

Há situações em que a secreção aumenta, como estresse emocional, período pré-ovulatório (momento em que se produz e libera um óvulo do ovário no meio do ciclo menstrual), gravidez e excitação sexual.

A secreção vaginal não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Pelo contrário, ela garante a lubrificação durante o sexo e protege a mulher contra infecções, mantendo a vagina limpa e lubrificada.

Qual a origem da secreção vaginal?

A secreção vaginal é formada por células mortas da vagina, das secreções do muco e das bactérias da flora vaginal. Por ter origem no canal vaginal, ela será visível apenas quando descer para a vulva e se fizer presente na calcinha. Conforme dito anteriormente, ele é importante para a saúde íntima da mulher.

O estrogênio é o hormônio responsável pela liberação da secreção. Por isso, ela é muito comum em mulheres grávidas e em mulheres que fazem uso de métodos contraceptivos à base do hormônio.

Qual a diferença entre secreção vaginal e corrimento?

Ao contrário da secreção, que é natural e protege a mulher, o corrimento vaginal pode ser um indicativo de infecção genital causada por bactérias ou fungos, ou ainda uma doença sexualmente transmissível.

A melhor forma de identificar se você produz secreção vaginal ou corrimento é pelos sintomas associados. Dor, irritação constante, ardência, vermelhidão,odor forte  ou coceira só estão presentes nos casos de corrimento.

Devo ficar alerta com a secreção?

Como a secreção vaginal é um líquido natural e benéfico ao organismo da mulher, você não precisa se preocupar com ela. Mas deve ficar atenta aos sinais que indicam que ela não é uma mera secreção, mas um corrimento.

Por isso, é importante conhecer bem seu próprio corpo, especialmente quanto ao cheiro natural produzido pelo seu organismo, já que o odor forte identificado na calcinha pode indicar um corrimento, que é prejudicial.

Além disso, em qualquer caso, a mulher deve se preocupar em fazer uma boa higiene íntima. Usar sabonete neutro ou sabonete íntimo sem cheiro para higienizar a região genital, evitar absorventes diários (propiciam o acúmulo de bactérias), dentre outros cuidados são muito importantes para evitar as infecções.

Fique sempre atenta aos líquidos que seu corpo produz. Se for somente uma secreção vaginal, não há motivo para preocupar. Porém, se houver sintomas associados à coloração do corrimento, é importante procurar um ginecologista para indicação de tratamento apropriado.

Quer saber mais sobre o corrimento vaginal, sua origem e suas características? Leia nosso texto sobre o assunto.

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra
By | 2018-05-31T20:03:20+00:00 24/05/2018|Categorias: Saúde Íntima|Tags: , , , , |Comentários desativados em Secreção vaginal e corrimento são a mesma coisa?