Tipos de incontinência urinária

Início/Incontinência Urinária/Tipos de incontinência urinária

Tipos de incontinência urinária

Se você já passou pelo constrangimento de não conseguir segurar a urina após fazer algum esforço, sabe como a incontinência urinária é inconveniente. Essa perda involuntária é um problema comum, atingindo 10 milhões de brasileiros de qualquer idade, porém sendo mais comum em mulheres e idosos. Para amenizar o impacto negativo que ela causa na vida das pessoas, é preciso entender os tipos de incontinência urinária e as formas de tratamento. Confira!

Tipos de incontinência urinária

O vazamento involuntário de urina pode ocorrer por diversas causas, separadas ou associadas. Existem 4 principais tipos de incontinência urinária, e a chamada mista, quando eles se misturam.

De esforço

A retenção de urina ocorre quando os músculos da região pélvica atuam. Quando ocorre a incontinência urinária de esforço, é um sinal de que essa musculatura não está forte o suficiente para reter.

Por isso, um esforço como sorrir, espirrar, levantar algo, tossir, fazer atividades físicas ou qualquer coisa que coloque a bexiga sob pressão ou estresse provoca a liberação involuntária de urina. Esse é um dos tipos de incontinência urinária frequente em caso de lesão do esfíncter urinário.

Urgência

Você tem uma incontrolável e frequente necessidade súbita de urinar? Se a resposta for sim, é possível que você apresente um dos tipos de incontinência urinária, especificamente a de urgência.

Esse tipo é um desejo forte de urinar, ainda que tenha pouca quantidade de urina na bexiga. Há casos em que não se consegue chegar ao banheiro a tempo. A principal causa dessa incontinência é a chamada síndrome da bexiga hiperativa. Nessas situações, pode vazar uma quantidade considerável de urina.

Transbordamento

O transbordamento é um dos tipos de incontinência urinária em que há um vazamento de pequena quantidade de urina, ocorrente quando a bexiga está sempre cheia. Ela também ocorre no caso de a bexiga não se esvaziar por completo, levando ao gotejamento. Em geral, o jato urinário é fraco e há necessidade de se esforçar ao urinar.

Você tem a sensação de que a bexiga não está vazia, sente necessidade de urinar diversas vezes durante a noite ou já sentiu que houve vazamento de urina durante o sono? Provavelmente está ocorrendo o transbordamento.

Funcional

Algumas pessoas se encontram impossibilitadas de urinar por alguma doença ou complicação que a impede de chegar ao banheiro sozinha. É a chamada incontinência funcional. A pessoa reconhece a necessidade de urinar, mas não consegue. Deficiência física ou intelectual, uma artrite severa ou outra complicação são bons exemplos.

Tratamento para os tipos de incontinência urinária

Gravidez, parto, menopausa e envelhecimento também são alterações no organismo que podem dar origem aos tipos de incontinência urinária. Para tratá-los, é possível adotar técnicas comportamentais e exercícios, medicamentos e procedimentos.

As principais técnicas são a micção dupla (ajuda a aprender a esvaziar a bexiga completamente), treinamento de bexiga, dieta com controle de fluídos e idas programadas ao banheiro. Os exercícios de Kegel fortalecem os músculos pélvicos e ajudam a controlar a micção, sendo especialmente eficiência para a incontinência de esforço.

No tratamento da incontinência urinária feminina, o maior destaque dentre os procedimentos é o laser. Aplicado diretamente no canal vaginal, ele estimula a região e induz ao efeito de contração de colágeno.

Os tipos de incontinência urinária têm características próprias, mas todos possuem tratamentos que amenizam ou eliminam a condição. Dentre eles, no caso da incontinência em mulheres, se destaca o Laser ATHENA. Conheça um pouco mais sobre ele!

Dr. Robson Cera

Dr. Robson Cera

CRM-BA 18508
Clínica Sermeca - Rua Thomaz Gonzaga, 29 - Pernambués - Salvador
Fone: (71) 3483-3030 ou 3483-3000
Whatsapp: (71) 99258-6877
Oferece tratamento íntimo com Laser Athena

Formação:
- Medicina pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas
- Pós graduação em Dermatologia pela Universidade Gama Filho
Dr. Robson Cera
By | 2018-10-30T17:51:27+00:00 20/10/2018|Categorias: Incontinência Urinária|Nenhum comentário

Deixar Um Comentário