Principais tratamentos para infecção urinária

Início/Incontinência Urinária, Saúde Íntima/Principais tratamentos para infecção urinária

Principais tratamentos para infecção urinária

Muitas mulheres procuram por tratamentos para infecção urinária com frequência. A presença anormal de alguns microorganismos na região íntima pode causar essa situação, que é bastante incômoda. Porém, com a consulta ao ginecologista, é possível tratar a doença. Veja a seguir os principais tratamentos para infecção urinária.

Causas da infecção urinária

Se você está sentindo dor ou ardor ao urinar, pode estar com infecção urinária. Ela é causada pelo desenvolvimento da bactéria Escherichia coli no trato urinário. Essa bactéria está presente no nosso intestino e, quando ela atinge o trato urinário, causa a infecção. Mas por que ela consegue fazer esse “percurso”?

Existem algumas principais causas:

  • Segurar a urina por muito tempo, o que impede o processo natural de limpeza das paredes da uretra;
  • Não fazer uma boa higiene íntima (nunca passe o papel higiênico de trás para frente!);
  • Beber pouca água, o que faz com que o corpo produza pouca urina (permite que bactérias que seriam eliminadas pela urina continuem subindo até à bexiga);
  • Utilizar absorventes por muito tempo, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias;
  • Ter pedras nos rins, que entopem as vias urinárias;
  • Ter a uretra próxima ao ânus.

Principais tratamentos para infecção urinária

Os tratamentos para infecção urinária são realizados à base de antibióticos. Alguns remédios naturais podem contribuir para a melhoria.

Antibióticos

Os principais antibióticos utilizados nos tratamentos para infecção urinária são:

  • Amoxicilina (Cibramox, Amoxil ou Velamox) ou Cefalexina (Keflaxina, Cefaben ou Cefacimed): dosagem varia entre 750 mg e 1500 mg por dia, e o tempo de tratamento entre 3 a 7 dias;
  • Ciprofloxacino (Quinoflox, Cipro ou Proflox): dosagem varia entre 250 mg e 1500 mg por dia, conforme idade e gravidade da infecção;
  • Fosfomicina (Monuril): 1 envelope ao deitar, após o esvaziamento da bexiga.

Mulheres grávidas também usam antibióticos prescritos pelo obstetra. Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone não prejudicam o desenvolvimento do bebê. Crianças podem ser tratadas com antibióticos, mas na forma de xarope. Neste caso, o tratamento é orientado pelo pediatra.

Mas lembre-se que apenas seu médico é quem pode indicar qual o melhor tratamento para o seu caso. Nunca faça o uso da automedicação.

Remédios naturais

Uma forma de complementar os tratamentos para infecção urinária é o uso de remédios naturais. Eles não excluem a necessidade de adotar o antibiótico. Veja alguns deles:

  • Comprimidos de uva-ursina (fitoterápico);
  • Suco de Arando: possui propriedades diuréticas, auxiliando na limpeza do trato urinário e dificultando a aderência dos microrganismos;
  • Cápsulas de Cranberry (mesmo que arando);
  • Ingestão de alimentos diuréticos (cebola, melancia, salsa, graviola, laranja etc.).

Outras práticas que ajudam nos tratamentos para infecção urinária

Os antibióticos são a principal forma de tratar a infecção urinária. Como dissemos, os remédios naturais provocam boas reações no organismo e contribuem para o tratamento. Uma dica importante para quem está se tratando da doença é não tomar nenhum outro medicamento sem que o médico tenha conhecimento.

Beber muita água ajuda a aumentar a produção de urina, tornando-a menos concentrada. Assim, as bactérias do organismo são eliminadas mais facilmente.

Além disso, mulheres que são acometidas com várias infecções no ano devem relatar isso ao médico. Ele pode recomendar a “vacina” Uro-vaxom na forma de comprimidos. Ela melhora o sistema imunológico e é indicada para prevenir a ocorrência de infecções urinárias.

 

Os tratamentos para infecção urinária devem ser indicados pelo médico de confiança da paciente. Se você apresenta algum dos sintomas, consulte-se.

Falando de sistema urinário, você sabe como tratar a incontinência urinária? Veja no blog!

Tratamento Íntimo a Laser - Rejuvenescimento Íntimo

Dra. Alice Jaruche Nunes

Dra. Alice Jaruche Nunes

A dermatologista Alice Jaruche Nunes atua na Clínica Alice Jaruche Dermatologia, em São Paulo, SP. Seu contato é (11) 3090-4092 ou pelo site www.alicejaruche.com.br.

Sua formação inclui:

- Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);
- Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);
- Possui título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Pós-Graduação em Cirurgia Dermatológica pelo
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Dra. Alice Jaruche Nunes
By | 2019-03-20T10:26:00+00:00 04/12/2018|Categorias: Incontinência Urinária, Saúde Íntima|Nenhum comentário

Deixar Um Comentário