Vagina saudável: 4 hábitos para cuidar melhor da região íntima

Início/Saúde Íntima/Vagina saudável: 4 hábitos para cuidar melhor da região íntima

Vagina saudável: 4 hábitos para cuidar melhor da região íntima

Ter uma vagina saudável é fundamental para qualquer mulher. A saúde íntima é um dos indicativos de qualidade de vida, especialmente quando há um equilíbrio da flora vaginal.

Isso ocorre quando as bactérias presentes na região, produzidas pelo nosso próprio organismo (não causam doenças), protegem o local contra microorganismos patogênicos. Os lactobacillus são as principais bactérias benéficas presentes na entrada da vagina e transformam a glicose das células vaginais em ácido láctico, o que confere o caráter mais ácido ao pH da região. Elas só sobrevivem ali quando há um ambiente favorável.

Ou seja, uma vagina saudável depende de bons hábitos para manter o equilíbrio da flora vaginal. Por isso,  listamos alguns principais para você cuidar melhor da região íntima. Acompanhe!

Evite roupas apertadas e úmidas

Uma vagina saudável só é possível quando a mulher adota práticas para evitar que a região fique muito quente e úmida, o que facilita a proliferação de fungos, aumentando as chances de infecções como a candidíase.

Por isso, calças apertadas (não fique muito tempo com a roupa de academia!), calcinhas que não sejam de algodão e biquíni molhado são inimigos da saúde íntima.

Muitas mulheres questionam o uso das lingeries de algodão no dia a dia, preocupadas com a relação sexual. Não custa lembrar que, quando for namorar, está mais do que permitido usar um conjuntinho mais sexy, até porque ele não ficará muito tempo no seu corpo.

Evite o uso de protetores diários

No mesmo sentido das roupas apertadas e úmidas, os protetores diários não contribuem em nada para uma vagina saudável. Claro que, no final do ciclo menstrual, ele é uma opção interessante. Porém, com exceção dessa ocasião, fuja dele. Ele costuma ter uma camada plástica que impede a respiração da pele, além de componentes químicos.

Imagine só: uma calça ou um short, a calcinha e o protetor diário. São três camadas abafando a região íntima, ou seja, mais calor e umidade.

Durma sem calcinha

Se a ideia para uma vagina saudável é evitar o calor e a umidade na região, dormir sem calcinha é um ótimo hábito. Sem a calcinha, a pele respira livremente em pelo menos um período do dia.

Muitas mulheres se sentem desconfortáveis ao dormir sem calcinha. Se você não consegue dormir sem nada, experimente dormir só com o short do pijama. Mas vale a tentativa por alguns dias seguidos, afinal, tudo é costume.

Fique atenta aos sinais

Nosso corpo tem um cheiro próprio. Nossa vagina saudável também. Mas quando há um forte odor, um cheiro diferente do normal ou uma secreção de coloração suspeita, é preciso tomar cuidado. Esses sintomas indicam que algo não está certo, e é preciso consultar um ginecologista para ver se há alguma infecção ou doença.

Lembre-se que há secreções naturais de uma vagina saudável, que mudam de textura e de cor durante os diversos períodos do ciclo menstrual.

Ter uma vagina saudável requer hábitos diários simples. A partir do momento que você os adota em sua rotina, eles ficam naturais. Quer saber outras formas de cuidar da sua saúde íntima? Veja no blog.

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Deixar Um Comentário