Vagina seca: quais são as causas e como tratar?

Início/Ressecamento Vaginal/Vagina seca: quais são as causas e como tratar?

Vagina seca: quais são as causas e como tratar?

O ressecamento vaginal é um desconforto que acomete muitas mulheres, apesar de poucas serem aquelas que demonstram conhecimento sobre as causas da falta de lubrificação vaginal. A vagina seca não está somente ligada à mulher que não está fisiológica e emocionalmente preparada para uma relação íntima, pelo contrário, ela possui outras causas e, cada uma delas, possui um tratamento específico.

Entenda as causas mais comuns da vagina seca e os possíveis tratamentos!

Causas e tratamentos da vagina seca

Desequilíbrio no muco da vagina

O muco da vagina é um tipo de película ou filme líquido alojado no canal vaginal. Sua função é manter a lubrificação, mas nem sempre ele consegue cumprir seu objetivo. Esse desequilíbrio é fruto da baixa produção de estrogênio pelo organismo.

Baixa produção de estrogênio

O estrogênio é uma designação geral dos hormônios femininos. Ele se relaciona com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas. O hormônio é responsável por estimular a produção de glicogênio, substância que alimenta as boas bactérias que ajudam a manter a flora vaginal com pH adequado e saudável.

Há fases, como aleitamento e menopausa, em que há déficit no nível de estrogênio, o que compromete o equilíbrio da flora vaginal, deixando a parede da vagina mais fina. Ou seja, a mulher fica com a vagina seca.

Anticoncepcionais, quimioterapia, antibióticos e radioterapia também podem interferir na produção de hormônios femininos, causando disfunção.

Nestes casos, a terapia de reposição hormonal ou as pomadas que contêm hormônios são algumas opções de tratamento. O hidratante vaginal e os sabonetes íntimos podem ajudar a reestabelecer o pH normal.

Infecções vaginais

Candidíase e outras infecções vaginais alteram a flora normal da vagina, provocando ressecamento da região. A mulher deve ter especial atenção quanto à essa causa da vagina seca, pois a condição deixa a vagina ainda mais vulnerável a outras doenças.

Quando elas aparecem, o tratamento para o ressecamento vaginal é iniciado no combate às infecções por meio de medicamentos.

Fatores psicológicos

Em mulheres fisiologicamente saudáveis, que produzem estrogênio normalmente, a causa da vagina seca pode envolver fatores psicológicos. A depressão, por exemplo, altera a libido e a flora vaginal. Falta de interesse no parceiro e de desejo sexual também interferem na lubrificação vaginal.

Para lidar com essa causa, a mulher pode optar pela psicoterapia e por atividades que promovem o bem-estar.

Vagina seca durante a relação sexual

Os fatores psicológicos podem ser os responsáveis pela vagina seca durante a relação sexual. Além da falta de desejo sexual ou de interesse no parceiro, a mulher pode sofrer algum bloqueio emocional frente à situação.

Quando isso acontece, é importante tentar relaxar e limpar a mente das preocupações naquele momento, para permitir que o corpo lubrifique a região durante o ato. O uso de lubrificantes íntimos também pode ajudar e melhorar o prazer sexual. Neste caso, dê preferências àqueles à base de água, pois têm menor chance de irritação e alergias.

O tratamento da vagina seca depende da sua causa, conforme demonstramos. Além das soluções apresentadas, o tratamento a laser também pode ser uma ótima saída, pois recupera a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina, e estimula a produção de colágeno.

Ele também pode ajudar a melhorar a autoestima da mulher, assim como a ginástica íntima. A propósito, você conhece os benefícios da ginástica íntima? Veja nosso post.

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

A ginecologista Valéria do Lago Pareja Guerra atua na Clínica Valéria Guerra, que fica em Dourados, MS. Seu contato é (67) 3422-3703. Também é possível entrar em contato pelo celular ou Whatsapp no número (67) 99972 1216.
Ela oferece o tratamento íntimo com LASER ATHENA.

Sua formação inclui:

- Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná
- Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
- Titulo de especialização em Ginecologia e Obstetrícia - Mato Grosso do Sul
- Formação em Videolaparoscopia Ginecológica
- Pós-graduação em Medicina Estética pela Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em parceria com a Faculdade de Ciências de São Paulo FAPES/ FACIS
- Docente do Curso Médico de Cosmetoginecologia Gynelaser - Brasília DF
Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra

Últimos posts por Dra. Valéria do Lago Pareja Guerra (exibir todos)

By | 2018-05-24T13:14:40+00:00 24/05/2018|Categorias: Ressecamento Vaginal|Comentários desativados em Vagina seca: quais são as causas e como tratar?